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#211976
•
prova:
7086
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
2013
•
VUNESP
•
Fundunesp
•
Historiógrafo
Exibir texto associado
Leia o texto para responder às questões de números
01
a
06.
Mágicas e exatas
Ruy Castro
Conheço gente que trocou de profissão, de ideologia política, de nacionalidade, mas continuou firme na preferência quanto ao clube de futebol. E houve outro quesito que, em certa época, disputou com o futebol essa fidelidade carnívora - quando tivemos de trocar a máquina de escrever pelo computador.
Foi em meados dos anos 80. Éramos felizes com nossas
Remingtons
e
Olivettis,
até que uma pressão vinda de todos os lados começou a nos empurrar para o computador doméstico. Muitos resistimos à novidade, como quem defende a bandeira do seu clube. No meu caso, fiquei firme até 1988, quando dois amigos me confessaram sua conversão àquele aparelho silencioso, que permitia reescrever e mover frases e parágrafos sem o cansativo recurso de bater
xis
, cobrir de tinta e fazer a emenda à mão ou à máquina.
Por causa deles, aderi. Afinal, pensei, estava apenas trocando uma máquina de escrever por outra. E quer saber? Nunca me arrependi. Acho até que a geringonça me salvou a vida, permitindo-me produzir com metade do esforço e o dobro da velocidade. Minha
Remington
foi para um armário, onde está até hoje, há anos sem a esmola de um olhar.
Um livro enviado por uma amiga, no entanto, me fez repensar o caso: o delicioso “Retratos Parisienses”, com entrevistas e perfis de escritores e pintores franceses por Rubem Braga. Logo nas primeiras páginas, reproduz-se um original de Rubem - uma página datilografada, sobre seu encontro com Jean-Paul Sartre, estupidamente bem escrita e quase sem emendas.
Era possível escrever à máquina, de primeira, sem erros e já com as palavras mágicas e exatas. Bastava ser Rubem Braga.
(
Folha de S.Paulo
. 18.03.2013. Adaptado)
Com base nas ideias do autor, pode-se concluir que
A
não houve quem resistisse à novidade, e o computador foi logo de início adotado pelos escritores em substituição às máquinas de escrever.
B
o computador foi desprezado por Rubem Braga, que entendia tratar-se apenas de trocar uma máquina por outra, e continuou a escrever à máquina.
C
apesar da novidade que representava o computador, apenas a máquina de escrever possibilitava que fossem redigidos textos sem erros.
D
não é o computador ou a máquina de escrever o que determina o bom resultado da escrita, mas sim o talento e o cuidado de quem escreve.
E
Rubem Braga, mesmo sem computador, escreveu para os contatos em Paris cartas perfeitas, sem erros ou correções.
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#211977
•
prova:
7086
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Pontuação
2013
•
VUNESP
•
Fundunesp
•
Historiógrafo
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Leia o texto para responder às questões de números
01
a
06.
Mágicas e exatas
Ruy Castro
Conheço gente que trocou de profissão, de ideologia política, de nacionalidade, mas continuou firme na preferência quanto ao clube de futebol. E houve outro quesito que, em certa época, disputou com o futebol essa fidelidade carnívora - quando tivemos de trocar a máquina de escrever pelo computador.
Foi em meados dos anos 80. Éramos felizes com nossas
Remingtons
e
Olivettis,
até que uma pressão vinda de todos os lados começou a nos empurrar para o computador doméstico. Muitos resistimos à novidade, como quem defende a bandeira do seu clube. No meu caso, fiquei firme até 1988, quando dois amigos me confessaram sua conversão àquele aparelho silencioso, que permitia reescrever e mover frases e parágrafos sem o cansativo recurso de bater
xis
, cobrir de tinta e fazer a emenda à mão ou à máquina.
Por causa deles, aderi. Afinal, pensei, estava apenas trocando uma máquina de escrever por outra. E quer saber? Nunca me arrependi. Acho até que a geringonça me salvou a vida, permitindo-me produzir com metade do esforço e o dobro da velocidade. Minha
Remington
foi para um armário, onde está até hoje, há anos sem a esmola de um olhar.
Um livro enviado por uma amiga, no entanto, me fez repensar o caso: o delicioso “Retratos Parisienses”, com entrevistas e perfis de escritores e pintores franceses por Rubem Braga. Logo nas primeiras páginas, reproduz-se um original de Rubem - uma página datilografada, sobre seu encontro com Jean-Paul Sartre, estupidamente bem escrita e quase sem emendas.
Era possível escrever à máquina, de primeira, sem erros e já com as palavras mágicas e exatas. Bastava ser Rubem Braga.
(
Folha de S.Paulo
. 18.03.2013. Adaptado)
Releia o seguinte trecho do penúltimo parágrafo.
Um livro enviado por uma amiga, no entanto, me fez repensar o caso: o delicioso “Retratos Parisienses”, com entrevistas e perfis de escritores e pintores franceses por Rubem Braga.
Considerando as regras de uso de pontuação, pode-se afirmar que os dois-pontos (:), no contexto do trecho, foram empregados para introduzir
A
uma enumeração dos fatos mencionados anteriormente.
B
um esclarecimento, uma explicação para algo que foi dito anteriormente.
C
uma pergunta direta do autor sobre os fatos que foram mencionados.
D
uma enumeração dos fatos novos que serão mencionados.
E
uma resposta direta para o que foi perguntado anteriormente.
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#211978
•
prova:
7086
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
|
Redação e Reescritura de Texto
2013
•
VUNESP
•
Fundunesp
•
Historiógrafo
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01
a
06.
Mágicas e exatas
Ruy Castro
Conheço gente que trocou de profissão, de ideologia política, de nacionalidade, mas continuou firme na preferência quanto ao clube de futebol. E houve outro quesito que, em certa época, disputou com o futebol essa fidelidade carnívora - quando tivemos de trocar a máquina de escrever pelo computador.
Foi em meados dos anos 80. Éramos felizes com nossas
Remingtons
e
Olivettis,
até que uma pressão vinda de todos os lados começou a nos empurrar para o computador doméstico. Muitos resistimos à novidade, como quem defende a bandeira do seu clube. No meu caso, fiquei firme até 1988, quando dois amigos me confessaram sua conversão àquele aparelho silencioso, que permitia reescrever e mover frases e parágrafos sem o cansativo recurso de bater
xis
, cobrir de tinta e fazer a emenda à mão ou à máquina.
Por causa deles, aderi. Afinal, pensei, estava apenas trocando uma máquina de escrever por outra. E quer saber? Nunca me arrependi. Acho até que a geringonça me salvou a vida, permitindo-me produzir com metade do esforço e o dobro da velocidade. Minha
Remington
foi para um armário, onde está até hoje, há anos sem a esmola de um olhar.
Um livro enviado por uma amiga, no entanto, me fez repensar o caso: o delicioso “Retratos Parisienses”, com entrevistas e perfis de escritores e pintores franceses por Rubem Braga. Logo nas primeiras páginas, reproduz-se um original de Rubem - uma página datilografada, sobre seu encontro com Jean-Paul Sartre, estupidamente bem escrita e quase sem emendas.
Era possível escrever à máquina, de primeira, sem erros e já com as palavras mágicas e exatas. Bastava ser Rubem Braga.
(
Folha de S.Paulo
. 18.03.2013. Adaptado)
Considere o seguinte trecho do penúltimo parágrafo:
Logo nas primeiras páginas, reproduz-se um original de Rubem – uma página datilografada, sobre seu encontro com Jean-Paul Sartre,
estupidamente
bem escrita e quase sem emendas.
No trecho, a expressão em destaque foi utilizada pelo autor do texto para enfatizar a ideia de que a página em questão havia sido escrita de maneira
A
obstinada, mas resultando em um trabalho ordinário.
B
desvelada, não atingindo, entretanto, o resultado pretendido.
C
acurada, tendo como resultado um trabalho quase impecável.
D
desleixada, o que resultou em um trabalho pífio.
E
fortuita, o que se revela pela quantidade de emendas.
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#211979
•
prova:
7086
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Análise Sintática
2013
•
VUNESP
•
Fundunesp
•
Historiógrafo
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01
a
06.
Mágicas e exatas
Ruy Castro
Conheço gente que trocou de profissão, de ideologia política, de nacionalidade, mas continuou firme na preferência quanto ao clube de futebol. E houve outro quesito que, em certa época, disputou com o futebol essa fidelidade carnívora - quando tivemos de trocar a máquina de escrever pelo computador.
Foi em meados dos anos 80. Éramos felizes com nossas
Remingtons
e
Olivettis,
até que uma pressão vinda de todos os lados começou a nos empurrar para o computador doméstico. Muitos resistimos à novidade, como quem defende a bandeira do seu clube. No meu caso, fiquei firme até 1988, quando dois amigos me confessaram sua conversão àquele aparelho silencioso, que permitia reescrever e mover frases e parágrafos sem o cansativo recurso de bater
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Remington
foi para um armário, onde está até hoje, há anos sem a esmola de um olhar.
Um livro enviado por uma amiga, no entanto, me fez repensar o caso: o delicioso “Retratos Parisienses”, com entrevistas e perfis de escritores e pintores franceses por Rubem Braga. Logo nas primeiras páginas, reproduz-se um original de Rubem - uma página datilografada, sobre seu encontro com Jean-Paul Sartre, estupidamente bem escrita e quase sem emendas.
Era possível escrever à máquina, de primeira, sem erros e já com as palavras mágicas e exatas. Bastava ser Rubem Braga.
(
Folha de S.Paulo
. 18.03.2013. Adaptado)
Em – Um livro enviado por uma amiga,
no entanto
, me fez repensar o caso… –, sem que seja alterado o sentido do trecho, a expressão em destaque pode ser corretamente substituída por
A
contudo.
B
portanto.
C
se bem que.
D
desde então.
E
por conseguinte.
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questão 5
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Sintaxe
|
Análise Sintática
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
2013
•
VUNESP
•
Fundunesp
•
Historiógrafo
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01
a
06.
Mágicas e exatas
Ruy Castro
Conheço gente que trocou de profissão, de ideologia política, de nacionalidade, mas continuou firme na preferência quanto ao clube de futebol. E houve outro quesito que, em certa época, disputou com o futebol essa fidelidade carnívora - quando tivemos de trocar a máquina de escrever pelo computador.
Foi em meados dos anos 80. Éramos felizes com nossas
Remingtons
e
Olivettis,
até que uma pressão vinda de todos os lados começou a nos empurrar para o computador doméstico. Muitos resistimos à novidade, como quem defende a bandeira do seu clube. No meu caso, fiquei firme até 1988, quando dois amigos me confessaram sua conversão àquele aparelho silencioso, que permitia reescrever e mover frases e parágrafos sem o cansativo recurso de bater
xis
, cobrir de tinta e fazer a emenda à mão ou à máquina.
Por causa deles, aderi. Afinal, pensei, estava apenas trocando uma máquina de escrever por outra. E quer saber? Nunca me arrependi. Acho até que a geringonça me salvou a vida, permitindo-me produzir com metade do esforço e o dobro da velocidade. Minha
Remington
foi para um armário, onde está até hoje, há anos sem a esmola de um olhar.
Um livro enviado por uma amiga, no entanto, me fez repensar o caso: o delicioso “Retratos Parisienses”, com entrevistas e perfis de escritores e pintores franceses por Rubem Braga. Logo nas primeiras páginas, reproduz-se um original de Rubem - uma página datilografada, sobre seu encontro com Jean-Paul Sartre, estupidamente bem escrita e quase sem emendas.
Era possível escrever à máquina, de primeira, sem erros e já com as palavras mágicas e exatas. Bastava ser Rubem Braga.
(
Folha de S.Paulo
. 18.03.2013. Adaptado)
Considere os trechos a seguir:
• ... fiquei firme até 1988,
quando
dois amigos me confessaram sua conversão àquele aparelho silencioso...
• E quer saber?
Nunca
me arrependi. Acho até que a geringonça me salvou a vida...
No contexto em que são empregados, os termos em destaque nos trechos expressam, respectivamente, circunstância de
A
finalidade e de tempo.
B
modo e de causa.
C
tempo e de afirmação.
D
afirmação e de negação.
E
tempo e de tempo.
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