Todas as fases da vida humana necessitam do contexto lúdico, o qual apresenta variados valores, dependendo de cada idade. Para as crianças e os adolescentes, a finalidade dos jogos e das brincadeiras é pedagógica, visando proporcionar satisfação ao estudar e aprender.
A partir dessa perspectiva teórica, é CORRETO afirmar que:
O lúdico é fundamental na Educação Infantil, porém dificulta a aprendizagem, pois a criança enfrenta seus conflitos internos e impedindo o pleno desenvolvimento seus aspectos emocional, cognitivo e social.
A brincadeira é uma forma de divertimento típico da infância, uma atividade natural, que exige compromisso da criança, e planejamento e seriedade do professor, portanto não deve ser uma prática espontânea.
A ludicidade é essencial ao ser humano, independente sua faixa etária. O olhar sobre a ludicidade deve migrar da concepção de efetivo aprendizado para apenas lazer.
A brincadeira oportuniza à criança errar e acertar, aprender sozinha e construir sua própria base de conhecimento.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br