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5
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#178947
•
prova:
5652
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Morfologia Verbal
|
Flexão Verbal de Tempo (presente, Pretérito e Futuro)
|
Flexão Verbal de Modo (indicativo, Subjuntivo e Imperativo)
2013
•
FGV
•
TCE-BA
•
Agente Público
Exibir texto associado
A festa cristão
A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé.
“Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo"
, registra o filósofo Karl Popper.
“O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus"
, observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco
“o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura"
.
O historiador Paul Johnson argumenta que
“a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais"
. Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A
“morte"
de Deus e o
“desencantamento"
do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram?se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram?se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal,
“a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana"
, considera o biólogo Edward Wilson.
Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos.
“Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes"
, diagnostica o economista Friedrich von Hayek.
(Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)
O autor do texto mostra, no primeiro parágrafo, um certo distanciamento do que afirma a Igreja Católica. Tal distanciamento se realiza por meio de
A
o emprego da forma verbal “seriam”.
B
a atribuição dos problemas à Igreja Católica.
C
o emprego do verbo “denunciar”.
D
uma seleção negativa de problemas.
E
só uma parte dos problemas dizer respeito à religiosidade.
necessário selecionar uma resposta
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resposta errada :(
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#178948
•
prova:
5652
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
2013
•
FGV
•
TCE-BA
•
Agente Público
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A festa cristão
A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé.
“Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo"
, registra o filósofo Karl Popper.
“O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus"
, observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco
“o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura"
.
O historiador Paul Johnson argumenta que
“a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais"
. Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A
“morte"
de Deus e o
“desencantamento"
do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram?se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram?se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal,
“a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana"
, considera o biólogo Edward Wilson.
Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos.
“Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes"
, diagnostica o economista Friedrich von Hayek.
(Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)
“
Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo
...”.
A expressão “ao lado do racionalismo grego” significa.
A
deixando de lado o racionalismo grego
B
juntamente com o racionalismo grego.
C
após o racionalismo grego.
D
desprezando-se o racionalismo grego.
E
levando em conta o racionalismo grego.
necessário selecionar uma resposta
muito bom! resposta correta!
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#178949
•
prova:
5652
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
2013
•
FGV
•
TCE-BA
•
Agente Público
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A festa cristão
A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé.
“Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo"
, registra o filósofo Karl Popper.
“O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus"
, observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco
“o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura"
.
O historiador Paul Johnson argumenta que
“a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais"
. Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A
“morte"
de Deus e o
“desencantamento"
do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram?se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram?se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal,
“a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana"
, considera o biólogo Edward Wilson.
Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos.
“Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes"
, diagnostica o economista Friedrich von Hayek.
(Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)
“
São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus”.
Essa frase nos diz que os ateus :
A
estão em permanente confronto com a Igreja Católica.
B
não possuem a coerência teórica da Igreja Católica.
C
empregam valores cristãos nas discussões contra a Igreja.
D
condenam o excesso de moralismo da Igreja Católica.
E
são condenados pelos cristãos.
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5652
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questão 4
simulado
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edital
Português
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Interpretação de Textos
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Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
2013
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A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé.
“Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo"
, registra o filósofo Karl Popper.
“O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus"
, observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco
“o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura"
.
O historiador Paul Johnson argumenta que
“a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais"
. Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A
“morte"
de Deus e o
“desencantamento"
do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram?se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram?se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal,
“a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana"
, considera o biólogo Edward Wilson.
Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos.
“Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes"
, diagnostica o economista Friedrich von Hayek.
(Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)
Assinale a alternativa que indica uma característica marcante desse texto.
A
Ambiguidade intencional
B
Presença de várias vozes
C
Preocupação com os dogmas da Igreja.
D
Pluralidade de variedades linguísticas.
E
Paralelismo estrutural de todos os parágrafos.
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questão 5
simulado
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prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
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Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
2013
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“Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo"
, registra o filósofo Karl Popper.
“O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus"
, observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco
“o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura"
.
O historiador Paul Johnson argumenta que
“a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais"
. Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A
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do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram?se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram?se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal,
“a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana"
, considera o biólogo Edward Wilson.
Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos.
“Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes"
, diagnostica o economista Friedrich von Hayek.
(Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)
No terceiro parágrafo pode-se ver que o historiador citado acredita que os fatos históricos;
A
são frutos de obras de homens iluminados.
B
são resultantes de movimentos populistas.
C
originam-se de acasos inesperados.
D
resultam de condicionamentos do momento histórico.
E
derivam de ações intencionais de grupos privilegiados.
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