Todas as fases da vida humana necessitam do contexto lúdico, o qual apresenta variados valores, dependendo de cada idade. Para as crianças e os adolescentes, a finalidade dos jogos e das brincadeiras é pedagógica, visando proporcionar satisfação ao estudar e aprender.
A partir dessa perspectiva teórica, é CORRETO afirmar que:
O lúdico é fundamental na Educação Infantil, porém dificulta a aprendizagem, pois a criança enfrenta seus conflitos internos e impedindo o pleno desenvolvimento seus aspectos emocional, cognitivo e social.
A brincadeira é uma forma de divertimento típico da infância, uma atividade natural, que exige compromisso da criança, e planejamento e seriedade do professor, portanto não deve ser uma prática espontânea.
A ludicidade é essencial ao ser humano, independente sua faixa etária. O olhar sobre a ludicidade deve migrar da concepção de efetivo aprendizado para apenas lazer.
A brincadeira oportuniza à criança errar e acertar, aprender sozinha e construir sua própria base de conhecimento.
A aprendizagem da leitura e da escrita está condicionada a diversos fatores que poderão contribuir para um bom ou ruim desempenho da aprendizagem leitora e para o desenvolvimento eficaz da linguagem escrita. A escrita apresenta em qualquer língua aspectos da fala. Por isso, a leitura deve:
Se limitar a simples representação gráfica e decodificação de símbolos, porque é antes de tudo, uma compreensão e entendimento da expressão escrita.
Ultrapassar a simples representação gráfica e decodificação de símbolos, porque é antes de tudo uma compreensão e entendimento da expressão oral.
Ultrapassar a simples representação gráfica e decodificação de símbolos, porque é antes de tudo uma compreensão e entendimento da expressão escrita.
Se limitar a simples representação gráfica e decodificação de símbolos, porque é antes de tudo, uma compreensão e entendimento da expressão oral.
Os transtornos de aprendizagem se configuram como uma desordem acentuada que interfere no modo de adquirir conhecimentos. Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos, é uma doença crônica que causa comportamento agressivo, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, inquietação, entre outros. Os casos geralmente são detectados na infância e acompanham as pessoas durante a sua vida. Em alguns casos, a pessoa nasce com o problema e em outros passa a apresentar o problema após episódios de tensão e estresse.
Assinale a alternativa que apresenta o transtorno descrito no excerto.
TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
Dislexia.
Disgrafia.
Discalculia.
Os recursos didáticos tradicionais e os recursos tecnológicos são instrumentos indispensáveis no Processo de Ensino e Aprendizagem, e suas corretas utilizações é um assunto muito discutido no Meio Educacional.
Acerca desse tema, julgue as afirmativas a seguir:
I.Para que a aprendizagem ocorra é necessário que a escola, representado pelo corpo docente, leve em consideração as mais diversas formas de aprender dos alunos.
II.A aprendizagem é um ato complexo, por isso, deve-se ter um conhecimento amplo dos recursos didáticos tendo em vista que estes são limitados.
III.Deve haver sensibilidade na escolha dos materiais a serem utilizados em sala de aula, atendendo às necessidades dos seres que estão inseridos no processo de aprendizagem.
IV.É necessário que haja também uma cuidadosa reflexão para saber até em que ponto a tecnologia inserida no processo pedagógico pode contribuir para a formação de indivíduos críticos, conscientes e preparados para suas realidades.
Está (ão) CORRETO (S) a (s) afirmativa (s):
Apenas III e IV.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
Entre os tipos de avaliação, ajuda o professor a entender o comportamento do aluno e, consequentemente, o modo como ocorre a construção do conhecimento em cada caso. A partir dos dados coletados, ele tem as informações certas para criar ações direcionadas às necessidades dos estudantes individualmente. É recomendado que essa ferramenta seja aplicada no início do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que completa corretamente o excerto:
Avaliação formativa.
Avaliação somativa.
Avaliação classificatória.
Avaliação diagnóstica.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br