A metodologia freiriana foi idealizada pelo pedagogo brasileiro Paulo Freire e é reconhecida mundialmente por sua inovação.
Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso, complete as lacunas abaixo sobre a metodologia freiriana.
(__)Conhecida como educação libertadora, propõe que todo indivíduo é agente da própria libertação à medida em que adquire conhecimento.
(__)O professor é um mediador do processo.
(__)A preocupação inicial desta metodologia é considerar a afetividade como algo a ser considerado no processo de ensino. Além da afetividade, a metodologia Montessori preocupa-se ainda com o ambiente de ensino e com o senso de responsabilidade da criança.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
V, F, V.
F, V, V.
V, V, F.
V, V, V.
Devido às características da memória principal e da memória secundária, o sistema de computação utiliza a memória principal durante o tratamento da informação e armazena de forma definitiva os dados processados na memória secundária.
(I)Memórias principais.
(II)Memórias secundárias.
Enumere as lacunas abaixo de acordo com os tipos de memórias acima.
(__)Memória PROM (ROM programável): algumas instruções no chip podem ser alteradas.
(__)Disco rígido - discos magnéticos empilhados, guarda o sistema operacional, arquivos de programas e arquivos dos usuários.
(__)CD, DVD, BLU-RAY, pendrives.
(__)Memória RAM - Mantém os dados armazenados apenas com o fornecimento de energia elétrica a seus circuitos, se esta energia for retirada os seus registros serão apagados.
Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao contexto acima sobre um componente de hardware.
II, II, I, I.
I, I, II, II.
I, II, II, I.
II, I, I, II.
As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como educação é compartilhada. Deve-se ter em mente que uma tendência não substitui totalmente a anterior, mas ambas conviveram e convivem com a prática escolar.
(I)Tendências Liberais.
(II)Tendências Progressistas.
(III)Tendência Liberal Tradicional.
(IV)Tendência Progressista Libertária.
Enumere as lacunas abaixo de acordo com as tendências pedagógicas acima.
(__)Procura a transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso, o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. Enfoca a livre expressão, o contexto cultural, a educação estética.
(__)Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.
(__)Não tem a ver com algo aberto ou democrático, mas com uma instigação da sociedade capitalista ou sociedade de classes, que sustenta a ideia de que o aluno deve ser preparado para papéis sociais de acordo com as suas aptidões, aprendendo a viver em harmonia com as normas desse tipo de sociedade, tendo uma cultura individual.
(__)Partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.
Após anáise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
I, II, III, IV.
IV, III, I, II.
IV, III, II, I.
I, III, II, IV.
A avaliação escolar corresponde a um dos componentes do processo de ensino-aprendizagem que busca comparar o que foi adquirido com o que se pretende alcançar. A avaliação apresenta três funções pedagógicas. São elas:
(I)Função diagnóstica.
(II)Função formativa.
(III)Função somativa.
Enumere as lacunas abaixo de acordo com as funções pedagógicas da avaliação escolar acima.
(__)É sempre realizada no final do processo. Essa função classifica os alunos quanto ao nível de aproveitamento e desenvolvimento. Nessa fase também são oferecidas as informações necessárias para o registro das atividades que foram desempenhadas pelos alunos.
(__)É realizada durante todo o processo de ensino-aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Assim, proporciona, tanto ao professor quanto aos estudantes, as informações necessárias para corrigir possíveis dificuldades de aprendizagem, estimulando todos a continuarem a se desenvolver.
(__)É realizada no início do processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de direcionar o trabalho do professor. Nessa fase são levantados os conhecimentos prévios dos alunos, para que o docente possa verificar como colocar em prática o seu planejamento, de forma a atender as características e necessidades dos alunos.
I, II, III.
II, III, I.
III, I, II.
III, II, I.
É considerado periférico de saída todos os periféricos que fazem parte de uma organização básica de um sistema de computador e tem por finalidade efetuar a saída de dados do computador. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons.
Marque a alternativa INCORRETA de um dispositivo de saída.
Impressora.
Monitor.
Caixa de Som.
Teclado.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br