Ferreira Neto (2008), ao analisar os resultados encontrados na pesquisa sobre as práticas em psicologia clínica no campo da Saúde Mental no Brasil, utiliza o conceito de dispositivo, formulado por Michel Foucault, e o conceito de transversalidade, proposto por Felix Guattari.
Sobre a análise realizada pelo autor, assinale a alternativa incorreta.
Foucault compreende o dispositivo a partir de três elementos: o conjunto de elementos heterogêneos (discursos, instituições, leis, etc.), a relação dinâmica entre esses elementos, envolvendo mudanças de posições e funções, e a formação constituída num momento histórico preciso que vise responder a uma urgência.
Em relação ao dispositivo, a pesquisa desenvolvida aponta que a prática clínica realizada na saúde mental é composta por elementos homogêneos, ou seja, existe uma desarticulação entre as políticas públicas, as legislações do SUS e o trabalho dos profissionais.
O conceito de transversalidade em Guattari diz respeito ao aumento da comunicação entre diferentes níveis e diferentes sentidos das múltiplas forças que atravessam e compõem os processos.
A pesquisa aponta que a prática desenvolvida no campo da saúde mental comporta um coeficiente de transversalidade mais acentuado que na prática clínica tradicional, e os atravessamentos podem ser tomados como elementos dinamizadores de novas ações que estendem o alcance da clínica para o indivíduo em sofrimento mental.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br