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F
P
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2
3
N
E
Linhas por página
5
15
30
#1543427
•
prova:
100187
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Matemática
•
Análise de Tabelas e Gráficos
|
Funções
2022
•
UNESC
•
Prefeitura de Maracaja - SC
•
Professor - Ciências
Uma experiência feita em condições apropriadas resultou em um corpo se movendo com a mesma velocidade do início ao fim do trajeto. Qual das alternativas abaixo traz o esboço do gráfico da função que pode representar esta experiência? (o eixo V representa a velocidade e o eixo D representa a distância percorrida)
A
B
C
D
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#1543515
•
prova:
100187
•
questão 2
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Lei Nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (ldben) e Suas Alterações
2022
•
UNESC
•
Prefeitura de Maracaja - SC
•
Professor - Ciências
Qual das alternativas abaixo cita uma incumbência que, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB,
NÃO
é atribuída aos docentes?
A
Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
B
Zelar pela aprendizagem dos alunos.
C
Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
D
Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
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#1543484
•
prova:
100187
•
questão 3
simulado
•
prova
•
edital
Pedagogia
•
Legislação da Educação
|
Lei Nº 8.069 de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente e Suas Alterações
2022
•
UNESC
•
Prefeitura de Maracaja - SC
•
Professor - Ciências
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar no ensino fundamental, quando esgotados os recursos escolares, devem ser:
A
Comunicadas ao Conselho Tutelar pelos dirigentes de estabelecimentos de ensino.
B
Comunicadas aos líderes comunitários para que tomem providência junto às famílias.
C
Comunicadas pelos líderes de turma à direção da escola.
D
Denunciadas pelo professor aos órgãos superiores do Sistema de Ensino.
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#1543485
•
prova:
100187
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Ciências
•
Ensino de Ciências
|
Articulação entre os Conteúdos de Ciências e os Temas Transversais
2022
•
UNESC
•
Prefeitura de Maracaja - SC
•
Professor - Ciências
Exibir texto associado
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.
No Brasil, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2009, foram gerados cerca de 215 milhões de toneladas de resíduos sólidos (superior a 1 tonelada por habitante). Destes, 66,7 milhões de toneladas (Mton) são urbanos (RSU), 8 Mton são provenientes de serviços de saúde (RSS), 90 Mton são industriais (RSI) e 50,3 Mton são de construção e demolição (RCD). A mudança nos padrões de consumo fez com que o lixo produzido pela população brasileira aumentasse de 0,5 kg/habitante por dia para uma média de 0,8 a 1,2 kg/hab./dia, em pouco mais de 20 anos. Além disso, os dados sobre desperdício no Brasil são assustadores. Jogamos fora anualmente 14 bilhões de toneladas de alimentos, desperdiçamos 20% da energia consumida em todo país e quase metade da água que é distribuída. Verifica-se que a atual geração consumiu uma quantidade maior de recursos naturais do que todas as populações desde o aparecimento do homem na terra.
Sabe-se que a qualidade de vida das pessoas depende da conservação da natureza. A problemática dos resíduos sólidos produzidos principalmente no espaço urbano exige uma mudança urgente da prática e mentalidade, por parte dos educandos e de todos os cidadãos. Cuidar bem do lugar onde se vive é responsabilidade de todos, desta forma estaremos cuidando de nós mesmos. Quanto mais se consome, mais lixo se produz. No consumo é importante saber realizar a escolha consciente de embalagens e para isso vários fatores devem ser considerados, tanto pela indústria, quanto pelos usuários: peso da matéria prima necessária, possibilidade de reciclagem e outros usos e limitações, como contaminação e degradação em aterros sanitários. Vive-se a época dos descartáveis, em que as embalagens ou produtos são utilizados uma única vez e em seguida descartados. As cidades cresceram, a população aumentou, os hábitos de consumo mudaram e os espaços destinados ao lixo já não comportam mais a demanda, causando assim um grande impacto ambiental. Na sociedade em que estamos inseridos, deixar de produzir lixo é impossível, porém ignorar a seriedade da problemática é inaceitável.
Cleunice Maria Dick Strieder; Barbara Grace Tobaldini. Redução na Produção de Resíduos: Destino do Lixo Reciclável e do Lixo Orgânico. Governo do Estado do Paraná. 2012.
Diante da problemática do lixo conhecer um dos conceitos associados a esse tema é fundamental, afinal para tratar e destiná-lo corretamente, é necessário conhecê-lo, marque a alternativa CORRETA sobre o conceito dos resíduos sólidos.
A
São materiais homogêneos gerados pelo processo de compostagem, onde depois de processado pode ser utilizado como adubo para as plantas.
B
São materiais heterogêneos, resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente ou totalmente reutilizados, gerando economia dos recursos naturais. O resíduo submetido a um processo de seleção e tratamento, através da reciclagem, transforma-se em um novo produto.
C
São materiais mistos compostos principalmente de metais pesados oriundos das atividades humanas. Esses materiais apresentam uma grande dificuldade para a reciclagem por serem materiais altamente resistentes.
D
São materiais heterogêneos provenientes de atividades humanas que podem ser parcialmente reutilizados, sendo que o recurso que é submetido a um processo de seleção e tratamento pelo reuso é transformado em um novo produto.
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•
prova:
100187
•
questão 5
simulado
•
prova
•
edital
Ciências
•
Ensino de Ciências
|
Articulação entre os Conteúdos de Ciências e os Temas Transversais
2022
•
UNESC
•
Prefeitura de Maracaja - SC
•
Professor - Ciências
Exibir texto associado
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.
No Brasil, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2009, foram gerados cerca de 215 milhões de toneladas de resíduos sólidos (superior a 1 tonelada por habitante). Destes, 66,7 milhões de toneladas (Mton) são urbanos (RSU), 8 Mton são provenientes de serviços de saúde (RSS), 90 Mton são industriais (RSI) e 50,3 Mton são de construção e demolição (RCD). A mudança nos padrões de consumo fez com que o lixo produzido pela população brasileira aumentasse de 0,5 kg/habitante por dia para uma média de 0,8 a 1,2 kg/hab./dia, em pouco mais de 20 anos. Além disso, os dados sobre desperdício no Brasil são assustadores. Jogamos fora anualmente 14 bilhões de toneladas de alimentos, desperdiçamos 20% da energia consumida em todo país e quase metade da água que é distribuída. Verifica-se que a atual geração consumiu uma quantidade maior de recursos naturais do que todas as populações desde o aparecimento do homem na terra.
Sabe-se que a qualidade de vida das pessoas depende da conservação da natureza. A problemática dos resíduos sólidos produzidos principalmente no espaço urbano exige uma mudança urgente da prática e mentalidade, por parte dos educandos e de todos os cidadãos. Cuidar bem do lugar onde se vive é responsabilidade de todos, desta forma estaremos cuidando de nós mesmos. Quanto mais se consome, mais lixo se produz. No consumo é importante saber realizar a escolha consciente de embalagens e para isso vários fatores devem ser considerados, tanto pela indústria, quanto pelos usuários: peso da matéria prima necessária, possibilidade de reciclagem e outros usos e limitações, como contaminação e degradação em aterros sanitários. Vive-se a época dos descartáveis, em que as embalagens ou produtos são utilizados uma única vez e em seguida descartados. As cidades cresceram, a população aumentou, os hábitos de consumo mudaram e os espaços destinados ao lixo já não comportam mais a demanda, causando assim um grande impacto ambiental. Na sociedade em que estamos inseridos, deixar de produzir lixo é impossível, porém ignorar a seriedade da problemática é inaceitável.
Cleunice Maria Dick Strieder; Barbara Grace Tobaldini. Redução na Produção de Resíduos: Destino do Lixo Reciclável e do Lixo Orgânico. Governo do Estado do Paraná. 2012.
A problemática do quantitativo de lixo e as alternativas para o seu tratamento são questões que merecem destaque, inclusive no ambiente educacional, uma vez que a sensibilização dos estudantes quanto à necessidade da redução de resíduos nos hábitos diários, bem como dar o destino adequado ao lixo reciclável e orgânico para contribuir na preservação do ambiente são maneiras de convivermos em harmonia com o meio ambiente.
A respeito do processo de reciclagem, marque a alternativa CORRETA.
A
A reciclagem é uma das alternativas mais vantajosas, pois vários materiais presentes no lixo podem ser encaminhados para reciclagem, o que minimizariam os impactos ambientais, preservaria os recursos naturais, economizaria energia e transporte, além disso, influenciaria na geração de empregos e renda para a população.
B
Não ocorre nenhuma perda do material reciclado coletado, portanto em sua totalidade, tudo que é produzido e reciclado.
C
A população mundial é totalmente consciente para a importância de consumir materiais reciclados como fator de sustentabilidade do meio ambiente.
D
A área de reciclagem tem tido grandes incentivos fiscais, podendo o preço de um material reciclado ser de até 0,1% em comparação com o valor de um original e novo.
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Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
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